Chegamos a última parte dos posts especiais sobre café, falamos um pouco sobre a qualidade do café vendido, diferença dos grãos e torra, métodos mais comuns de extração e hoje veremos qual a moagem ideal para cada cafeteira e como esse detalhe pode influenciar muito no sabor final da bebida.
De maneira geral um grão de café moído mais grosso faz a água quente passar mais rápido, resultando num sabor “fraco”, assim como um pó muito fino faz a água passar bem devagar deixando seu sabor bem mais intenso. Isso vemos bem no método filtrado, que se beneficia mais com a moagem fina, mais comumente vendida nos supermercados e cafés de tipo Tradicional e Superior.
Esse infográfico do site I Love Coffee JP mostra bem qual o melhor tipo de moagem para os métodos mais comuns de extração. Vou traduzir para vocês!
- Moagem bem grossa – Prensa francesa
- Moagem grossa – Chemex
- Moagem média – Moka (info abaixo)
- Moagem média fina – Filtro comum
- Moagem fina – Espresso
- Moagem Extra fina – Café turco
Esse segundo infográfico mostra um pouco das mesmas acima, e ainda a moagem do café na moka, que deve ser média grossa (para não entupir o filtro). Quanto mais fino o grão moído, também maior o pó é passado pelo filtro, logo maior a borra e resíduos na xícara!
E como personalizar a moagem do seu café se as opções do mercado já são prontas? A primeira opção é comprar seu próprio moedor (seja manual ou elétrico), hoje em dia tem opções bem pequenas e baratas para termos em casa, e além da vantagem de personalizar a moagem de acordo com o método de extração escolhido ou ao seu gosto pessoal, você garante um café 1000x mais fresco!
O grão de café ao ser moído começa a oxidar muito mais rapidamente, ou seja, perde seus sabores e características naturais com o tempo. Ao comprar o café em grãos, você garante uma bebida muito mais aromática e fresca na sua casa, quer coisa mais gostosa?
Mas caso ainda não esteja pronta para esse investimento, você pode começar a comprar o café recém moído na sua cafeteria preferida, você vai ver a diferença que dá!
Mais informações sobre seu café!
- NUNCA armazene seu café (grão ou em pó) na geladeira, ele vai absorver a umidade e perder seus aromas e sabores naturais.
- Para um café fresco, perfumado e saboroso, moa os grãos apenas antes da infusão.
- Nunca use água fervente para fazer seu café, se não você só irá extrair o amargor e acidez do pó. Aguarde um minutinho após ferver para fazer a infusão.
- Acerte a proporção pó e água, a média é de 4-5 colheres de sopa para cada litro de água.
- Use a moagem certa para cada método de extração.
- Café de sabor forte não significa um café com mais cafeína! A cafeína é extraída em água quente, ou seja quanto mais água quente passa pelo pó/grão, mais cafeína sua bebida terá!
- O Brasil é o maior produtor de café do mundo
- O café é a segunda bebida mais consumida NO MUNDO, perdendo apenas para a água!
Seja parte dessa terceira onda de consumidores de café, que são pessoas que buscam saber a proveniência do grão consumido. Busque qualidade na sua bebida do dia a dia, use todo esse conhecimento para melhorar ainda mais o grão que você consome, valorize os produtores nacionais que também prezam por essa qualidade! Seja um bebedor de café consciente!