Antipasti em Casa

Queridos, já voltei de viagem e estou me organizando por aqui, infelizmente não sei onde coloquei o carregador da minha máquina fotográfica, pensei que havia levado na mala, mas chegando lá não encontrei (por isso fotos boas só do primeiro dia, kkk), esperei encontrar aqui em casa, mas nada… hunf

Bom, enquanto me organizo aqui com as fotos da viagem para montar os posts com dicas de Arezzo, Cortona, Montalcino, etc., pensei em usar o que comi por lá de inspiração para vocês poderem montar o verdadeiro antipasti na sua casa.

Antipasti é o famoso antepasto, petisco servido antes da refeição que é bem simples, rústico e bem saboroso, você vai encontrar nos cardápios de toda a Toscana aperitivos esses aperitivos deliciosos, então que tal usar de inspiração na sua próxima festa Italiana?

O primeiro item da lista é o salame. Pois é, fui para lá achando que iria me esbaldar no presunto cru, mas o salame é rei em todas as refeições, do café da manhã ao jantar! Um pouco diferente do que encontramos no Brasil, o salame italiano é bem fininho, com pouca gordura e temperado com pedaços de pimenta do reino, muito, mas muito gostoso mesmo!!!

Depois, mas não menos importante é o tomate. Claro, o doce e suculento tomate italiano está presente em mais da metade do cardápio, usado cru, em rodelas, em recheios e molhos. Faça como eles, sirva o tomate cereja cortado ao meio temperado com alho, sal, pimenta do reino e bastante azeite sobre uma fatia de pão torradinho, essa é a verdadeira brusqueta italiana!

O que também não pode faltar na sua tábua de entradas é a famosa mozzarella! Ok, dificilmente encontraremos uma tão gostosa quanto a original, mas você pode substituir pela burrata ou mozarela de búfala, que se assemelham na textura e sabor. É bom dizer que nossa muçarela de padaria, bem amarela, não tem nada a ver com a italiana, lá ela é uma bola branquinha, quase cremosa por dentro, de dar água na boca… Sirva com folhas frescas de manjericão!

E para completar o banquete, muita azeitona. A Toscana é recheada de azeitoneiras,  plantadas em qualquer lugar, quase tão populares quanto as parreiras de vinhos! Sirva potinhos de azeitonas (com caroço!!!!!) puras ou temperadas com um pouco de azeite, alho e orégano.

Estranharam que o pão italiano que tanto amo não entrou na lista? Bom, lá ele está em todas as mesas, mas achei incrivelmente sem graça. Não sei porque, mas o pão italiano na Itália – ou pelo menos na Toscana – é sem sal!!! Juro, não entendi o motivo, só sei que quase não comi, preferia quando serviam a focaccia, pão fofinho e temperado. Cabe a você decidir se prefere servir nossa versão de pão Italiano (com casca crocante e miolo azedinho…) ou uma boa focaccia!

Finalize sua mesa de antipasti com um bom azeite e vinagre balsâmico, agora sim você estará servindo uma autentica entrada italiana, basta um salaminho, tomates frescos, aquela mozzarella especial e um punhado de azeitonas! Nada de sardela (amo), embutidos, e muita inversão, tudo simples, fresco e muito gostoso!

Comente este Post