Ceviche – Entrada e Prato Principal + Receita

SetRatioSize1440900-CevicheQuando vamos receber pessoas em casa é sempre simpático servir alguma comidinha, mesmo que a visita seja rápida, mas isso vocês já estão casadas de saber, não é?

Mesmo colocando várias receitas por aqui, sei que muitas não se sentem a vontade na cozinha, e então acabam comprando alimentos pré-prontos (ou já prontos) para servir.

Não há nada de errado com isso, afinal receber em casa deve ser um ato de prazer, e não de stress. Se dedique aos itens que se sente mais confortável e delegue o que não entende tanto, uns amam decorar, outras gostam é de cozinhar!

Bom, tudo isso é para mostrar que se temos duas ou três receitas na manga, podemos improvisar e inovar a roda hora, misturando o que foi comprado com o charme do que foi feito em casa.

ceviche-1

Já coloquei a receita do ceviche aqui, mas estou refazendo este post porque acho este prato muito prático, eu e meu noivo sempre preparamos quando estamos com preguiça de cozinhar, e queremos um prato leve e saboroso. Além de prático, ele permite variar os sabores e ingredientes, serve tanto de entrada como prato principal, é diferente e bem saudável!

Minha proposta de hoje é: Siga a receita e faça esse prato várias vezes no seu dia-a-dia, assim estará super confiante para apresentar aos seus amigos e família. Para não gerar polêmica, sirva como aperitivo em porções pequenas, assim fica mais fácil agradar os que ainda acham este prato muito diferente…

Receita de Ceviche para 2 pessoas (prato principal) ou 8-10 pessoas (entrada)

Você precisa de:

  • 400g salmão sem pele e sem espinhos
  • 2 batatas doces grandes
  • ½ vidro de mini milho em conserva
  • 1 pimenta dedo de moça pequena
  • ½ maço de coentro
  • ½ cebola roxa
  • 1 dente alho pequeno
  • 4-5 limões tahiti
  • sal
  • pimenta do reino branca
  • pitada de açúcar

Preparo:

Primeiro corte a batata em cubos e coloque para ferver até cozinharem. O tamanho dos cubos devem ser iguais ao do salmão, como gosto de tudo picadinho os meus tem em torno de 1 dedo.

Enquanto as batatas fervem, descasque e corte a cebola ao meio, fatie em rodelas beeeeeeeeeem fininhas, com calma em forma de meia lua. Coloque em um pote com água quente e uma pitada de açúcar para cortar sua acidez.

Depois fatie o salmão em cubos do mesmo tamanho que as batatas, tudo depende do tamanho da porção servida. Coloque em uma vasilha grande para começar a temperar.

Pique a pimenta sem a semente bem pequenina, esmague o dente de alho e pique grosseiramente o coentro (2 col. sopa), misture ao salmão picado.

Retire as batatas do fogo e deixe em água corrente para esfriar, enquanto isso coloque o suco do limão à mistura e tempere com sal e a pimenta moída, drene a cebola e acrescente à mesma mistura.

Você pode cortar os milhinhos na horizontal ou coloca-los inteiros, por ultimo acrescente as batatas já resfriadas, misture tudo e espere uns 10 minutos antes de servir.

  • Caso esteja preparando coma antecedência, deixe tudo picado separadamente, pouco antes de servir, misture tudo e tempere, deixe alguns minutos e sirva em um bowl grande ou individualmente.
  • Você pode trocar e acrescentar alguns ingredientes a essa receita, como fazer metade salmão e metade um peixe branco, ou frutos do mar. Dá para colocar manga picada, banana da terra, abacate, tomate cereja, outras pimentas e o que mais achar gostoso.
  • Tanto a batata quanto o milho servem como acompanhamentos de um prato completo, caso seja apenas uma entrada pequena você pode fazer a receita sem eles, trocando-os por camarões no vapor ou polvo, por exemplo.
  • Apesar de ser semelhante a uma salada, não recomendo misturar o ceviche com folhas, elas vão murchar muito rápido por conta da acidez do tempero.

Sei que parece complicado, mas tento deixar o máximo de informações possíveis para não ter duvida na hora, também deixei o modo de preparo da ordem em que eu cozinho, assim tudo fica pronto na mesma hora.

Não tenham medo de experimentar novas coisas, se não der certo veja se seguiu todos os passos corretamente, ou então certifique-se que todos os ingredientes estão frescos.

Apesar de ter a pimenta dedo de moça e a pimenta branca, este não é um prato apimentado. Também prometo que o sabor da cebola é muito suave, mesmo aos que não gostam dela crua, como eu. Caso não seja fã de coentro (eu amooooo!), troque por salsinha, só diminua um pouco a quantidade.

Estão vendo como é um prato fácil de modificar aos paladares diversos? Garanto que em menos de 20 minutos estará tudo pronto, e ainda vai parecer que você fez o maior sacrifício na cozinha,!

Só estou colocando fotos do ceviche como entrada, já que é minha proposta para hoje, dá para servi-los em copinhos, taças de vinho ou Martini, em torradinhas, conchas, potinhos, etc.

2

dbfe31ef3b309c0cb0c37920b0c67fc1

b35bfda691b9859c1faa6ca0338653e6

 

Comente este Post




Comentários