Comida de Festa Junina – Doces

Após o deleite do post anterior, só com comidinhas salgadas (clique aqui para ver), chegou a hora dos doces, a parte em que mesmo quando estamos satisfeitos, chutamos o balde e comemos sem culpa até cair.

Talvez ainda mais tradicionais do que os petiscos salgados, as guloseimas açucaradas fazem tanto sucesso que o povo até esquece da regra que doce só após a refeição, já chegam atacando a paçoca, pé de moleque, canjica e por aí vai…por isso mesmo é bom caprichar bastante na apresentação deles, fazendo jus a melhor tradição junina que temos!

Começando logo com a estrela da festa, os docinhos merecem lugar especial e quantidades ilimitadas, tenha a certeza de que todos vão comer aos montes e levar o dobro nos bolsos das calças, então prepare-se. Utilize chapéus caipira, boleiras e potinhos decorados para colocar a paçoca, pé de moleque, doce de leite, cocada e doce de abóbora.

Tanto o arroz doce quanto a canjica também são muito esperados, principalmente bem quentinhos, como são parecidos não ha necessidade de servir os dois, a não ser que seja uma festa muito grande para mais de 200 pessoas, aí a variedade é válida. Se for um grupo pequeno fica um charme quando servida em xícaras de chá, ou canequinhas estilo fazenda, complemente com laços de fitas coloridas e um pau de canela.

O que não pode faltar de jeito nenhum são os bolos caseiros, eu pelo menos como um de cada e ainda repito! De novo, se a festa for pequena, um ou dois sabores já está bom, caso seja uma festa maior, para mais de 50 pessoas, vá aumentando proporcionalmente. Festa junina não é lugar para bolos muito decorados e complicados, o melhor é o sabor simples e aparência de feito em casa, invista em sabores de coco, milho, fubá com goiabada, amendoim, canela, banana…

Por ultimo, mas não menos importante são os churros, que dispensam apresentação e de tão gostosos já ganharam um post só para eles (clique aqui e veja), no link tem muitas fotos e receitas para ajudar vocês no preparo! Muito importante, recheio só se for de doce de leite, chocolate não combina!

É isso, com esses posts eu já fui para o céu e voltei mais de mil vezes, estou louca para ir a uma festa junina logo, esse ano ainda não consegui organizar a minha, mas ano que vem prometo uma de parar o quarteirão!

E aguardem o próximo post, vou mostrar dicas de mesas decoradas para colocar todos os quitutes, aguardem!

Comente este Post




Comentários