Etiqueta à Mesa da Mulher Moderna

Antenção, post gigante que vale a pena ser guardado!!!


Estou organizando este post a um tempão, afinal quando falamos de etiqueta não queremos cometer nenhuma gafe, não é? Mas quanto mais leio e vejo sobre o assunto, mais certa fico de que essas regras precisam ser reescritas urgente!!!

Claro que deve existir uma ordem natural a ser seguida, garfos de um lado, facas de outro, pratos específicos para cada tipo de serviço…mas outras considero um tanto quanto ultrapassadas, levando em consideração a quantidade de recursos e possibilidades que temos hoje, veja só:

–       Deve-se usar o guardanapo no mesmo tom da toalha. Discordo, com tantos tecidos e estampas lindas que temos hoje, o interessante é descombinar , mostra conhecimento e confiança.

–       Não se deve sobrepor pratos na mesa. A não ser que tenha uma funcionaria ou garçom que leve e traga todos os pratos a serem utilizados, a praticidade e o conforto vem em primeiro lugar. Fora que dá muito charme, textura e altura ter vários pratos sobre a mesa!

–       Evite toalhas de cores escandalosas e chamativas.   Por que?

–       O guardanapo deve ser sobrado e engomado, colocado ao lado do prato.  Com tantas opções de porta guardanapos, quem quer fazer sempre do mesmo jeito?


Bom, são por essas entre tantas outras regras ultrapassadas que digo, uma mesa bem posta é aquela que está apropriada para a situação, sem acessórios de mais ou de menos, feita com cuidado, pensando sempre no que será servido e para quem.


Ou seja, se seu convidado é uma pessoa mais simples, ou se seu almoço ou jantar é informal, não tem porque resgatar todos seus talheres de prata e copos de cristal; assim como se irá servir entrada, salada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa – tenha pratos e talheres distintos para todos.

Resgatei cinco fotos que circulam bastante pela internet, elas exemplificam como cada mesa deve ser posta em cada situação, resolvi recriar rapidamente aqui em casa com meus acessórios de mesa a mesa ideia, vou discorrendo abaixo de cada uma o que penso de cada regrinha, ok?

Mesa de Café da Manhã

A única foto que é pequena demais, me desculpe pessoal!

Aqui a ideia é ter uma xícara de café ou chá, taça para um cereal ou iogurte, prato para  as frutas e doces e outro para pães, torradas e outros salgados. É interessante deixar um para cada elemento, caso a fruta solte muita água, por exemplo, fica ruim misturar esse prato com torradas ou queijos.

Escolhi talheres bem informais, estampados, ficam divertidos para mesas de café da manhã A louça é simples e a xícara mais trabalhada, para dar graça. Sugeri uma taça mais alta para o suco, que pode ser substituída por copos do dia a dia se tiver outro elemento mais sofisticado. O sousplat e o anel são opcionais, pode-se escolher entre eles e um jogo americano mais elaborado.

Almoço Informal

A primeira coisa que reparei foi nessa caneca para o café pós almoço, bem coisa de americano. Substitui ela por nossa xícara de expresso, mas não precisa estar colocada necessariamente na mesa. Troquei por um copo baixo de água e uma taça de vinho branco. Quanto aos talheres, a colher de sopa pode ser trocada por uma faca menor para a salada, caso a mesma seja servida, ou então deixe apenas os talheres maiores se só houver serviço principal.

Preferi a cor vermelha a partir deste jogo americano, que ficou colorido e divertido para um almoço informal. A mistura de estampas e o contraste com a prata no anel e na xícara deixou interessante e diferente.

Jantar Informal

Só por ser jantar a situação já pede um sousplat e uma graça, como o marcador de lugar. Como o centro do prato já estava ocupado, o guardanapo pode ser colocado do lado esquerdo da montagem, após os talheres. Uma taça de água e outra de vinho bastam, caso sirva outras bebidas, acrescente o necessário.

Novamente a mistura de estampas deixa a montagem informal. O marrom entra como fundo para o azul se destacar com menos contraste, deixando o visual amis leve. A estampa divertida e ousada é a atração principal, mesmo que usada em apenas um detalhe.

Almoço Formal

Adoro essa ideia de montar uma mesa completa, mas com a descontração de ser durante o dia. Diferencia-se do jantar formal por não precisar de tantas taças de bebidas diferentes, e o guardanapo pode ficar ao lado, ou seja, cabe uma graça no meio do prato.

A fita decora com charme. O verde do prato quebra os tons de rosa, deixando  a mesa menos infantil. O porta guardanapo estilo joia e o prato de pão elaborado são toques de glamour possíveis durante o dia.

Jantar Formal

Aqui encontramos um cenário onde serão servidos água,  espumante, vinho branco e vinho tinto, provavelmente para harmonizar com os pratos. Na foto o de água é o mais baixo, por isso foi colocado na em frente.

Agora sim podemos usar o que temos de melhor, tudo junto! O guardanapo volta ao centro do prato para dar lugar aos tantos talheres que poderão ser colocados conforme o que será servido. A mistura de sousplat deixa a mesa mais imponente e decora sem destoar da estampa dos pratos.

Agora vamos as regras de ouro:

  • –       Garfos a esquerda
  • –       Facas e colheres a direita
  • –       Talheres de sobremesa acima do prato, com o cabo na direção apontada acima
  • –       Serra as facas sempre virada para o prato
  • –       Guardanapo em cima do prato, ou ao lado esquerdo
  • –       Taças e copos sempre ao lado direito
  • –       Ordem das taças: Menor para vinho branco e maior para água
  • –       Caso não tenha 3 tamanhos diferentes de taças + taça flute, use copo baixo para água, deixando o maior para o vinho tinto
  • –       Os talheres são colocados de fora para dentro, dos menores aos maiores e na ordem de serviço, consequentemente
  • –       Não coloque um número maior e nem menor de pratos e talheres do que será servido, ou seja: Salada + prato principal = dois pratos e dois talheres diferentes
  • –       Cuidado com o exagero, na duvida menos e sempre mais!
  • –       Certifique-se que há alguém para recolher os pratos e talheres já usados antes de servir o próximo prato (pode ser a própria anfitriã, em reuniões informais)
  • –       Serviço à francesa: pratos trazidos um a um já colocados em porções individuais
  • –       Serviço à americana: estilo buffet, onde cada um se serve a partir de travessas.
  • –       Reuniões bem informais permitem garfo e faca lado a lado colocados a direita, ou enrolados junto aos guardanapo de forma mais criativa.
  • –       Caso o serviço à americana seja colocado em um aparador fora da mesa, pode-se deixar marcado o local somente com sousplat, se os pratos, talheres e guardanapos estiverem disponíveis antes da comida
  • –       Petiscos podem ser servidos fora da mesa de jantar, na sala de estar com serviço volante ou em mesas de centro, por exemplo
  • –       Nunca usar flores muito perfumadas no centro de mesa, escolha as mais suaves
  • –       Nunca usar velas aromatizadas em almoços e jantares

Se ficou alguma dúvida, mande um e-mail para carolina@suacasasuafesta.com.br terei o maior prazer em poder te ajudar!

Comente este Post




Comentários

  1. alessandra favarao

    Desculpe a ignorância, mas minha dúvida é na primeira mesa de café da manhã, onde devo colocar a xícara depois q sirvo um bolo ou pãozinho, q lado, tem regra p isso? ?

    Responder este comentário
  2. Julia Laura Ciraolo

    Boa tarde,
    Gostaria de saber como montar uma mesa, vou servir um cha da tarde , mas vou servir sopa
    Como devo colocar os pratos e xicaras na mesa??
    Me ajudem, por favor !!

    Responder este comentário