Montando Mesa Buffet em Casa

Quando vamos organizar um almoço ou jantar em casa sempre temos que ter em mente o número de convidados, normalmente ele é sempre maior do que o número de lugares na mesa de jantar.

Nessas horas montamos o que será servido em um aparador e as pessoas se dividem entre a mesa de jantar, de apoio, sofás e cadeiras para comer. Acho que esse formato de festa é o mais comum, principalmente em grandes reuniões familiares como dia das mães ou dos pais, páscoa e Natal.

Existem muitas formas de montar uma mesa no estilo buffet, mas existem alguns truques que podem deixar esta arrumação mais charmosa e diferente, e a primeira dica é: coloque as comidas em pratos de servir diferentes.

A comida fica mais apetitosa quando bem apresentada, estes coloridos estão um charme , até a feijoada ganha ares de sofisticação em porcelanas assim! A segunda dica é: Faça uma montagem inesquecível.

Coloque em uso as mesmas regras para montar uma mesa de doces (clique aqui e veja), pense em algo criativo, lúdico e colorido e planeje com antecedência todos os acessórios que irá precisar.

Para um cardápio temático para muitos convidados seja prática, comidinhas mexicanas, por exemplo, fazem muito sucesso em festas jovens, são fáceis de repor e dá para comer em pé. Falando nisso a terceira dica é: lanchinhos e belisquetes.

Estamos mais acostumados com os petiscos, mas lanchinhos e pãezinhos também merecem sua atenção na hora de servi-los, dispense os descartáveis para sua mesa ficas mais delicada.

Essa foto é um perfeito exemplo do que um aparados montado para buffet deve ser, simples, charmoso e prático! Aqui as pessoas começam a se servir pela esquerda (onde estão os pratos), conseguem visualizar o menu com facilidade e a decoração se faz presente sem ofuscar o que foi preparado!

Aliás, sendo por cartões (clique aqui e veja) ou por um quadro ou lousa, o menu servido deve ser escrito para facilitar a hora do serviço, assim não há dúvidas e nem sobras de quem “pegou para experimentar”.

Um grande evento pede uma variedade maior de comidas, separar por tipo é uma boa opção, aqui foi montado uma mesa só de saladas e pratos frios, como carpaccio, tortas, quiches, etc.

Aqui foram colocados os pães, entradas, sopas e aperitivos, muitas pessoas preferem beliscar do que realmente fazer um prato completo, então ter uma opção a mais de entrada é atencioso de sua parte.

Deixe no início da fila, ou em uma mesa separada, os pratos e talheres que serão utilizados, a pior coisa é as pessoas ficarem procurando onde podem se servir, então nada de colocar em gavetas ou escondidos na parte debaixo da mesa, como muitos restaurantes fazem!

Para recepções pequenas em ambientes pequenos as mesas redondas conseguem fazer o mesmo papel das mesas de jantar e aparadores, basta deixar tudo bem organizado.

Para qualquer tamanho de espaço, número de convidados e pratos servidos o buffet é um formato fácil de organizar, guade estas dicas para a próxima vez que for montar um em sua casa!

Acompanhe hoje durante todo o dia mais dicas e fotos exclusivas de buffets na página no facebook do blog facebook.com/suacasasuafesta ou no aplicativo instagram @suacasasuafesta

Comente este Post




Comentários