Saladas

Socorro!!! Se você, assim como eu, também pegou pesado nesse feriado, bora resgatar a boa e velha salada em nossas refeições, e depois de tantas fotos de chocolate, nada mais justo do que aguçar seus paladares com saladas diferentes, coloridas e fresquinhas…

Um bom jeito de tornar esse prato mais interessante é fazer molhos gostosos, mas sem acrescentar gordura! Muita gente tem mania de usar a maionese como base para molhos cremosos, mas eu sempre substituo por um copo de iogurte natural desnatado.

Outra boa dica é colocar ervas aromáticas frescas junto das folhas, como o manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, etc., elas acrescentam muito sabor e não tem calorias!

Para incrementar ainda mais sua salada, e dar mais textura, coloque alguma castanha picada, elas são muito saudáveis e crocantes, o que deixa o prato diferente. Gosto de colocar nozes ou pistache, castanha do Pará ou a de caju…

E para terminar e dar um toque de “chef”, coloque frutas picadas ou raladas! As vezes uso no molho, como o suco de laranja, também adoro figos frescos cortados, uvas, melancia, carambola… fica uma delícia a mistura do doce natural delas com o amarguinho das folhas!

E agora vamos ver duas receitas de molho que uso muuuuuito aqui em casa?

1) Molho Fresco

Misture em um bowl um copo de iogurte desnatado natural, 1 alho bem pequeno esmagado,  1 maço de folhas de hortelã picadinho (só as folhas, sem o talo!), sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem e prove para acertar o tempero. Fica ótimo com pepinos e azeitonas pretas!

2) Molho Cítrico

Em um bowl misture bem 2 colheres de sopa de azeite, suco de um limão siciliano, um fio de mel, salsinha picada, sal e pimenta do reino. Cai muito bem com peixes frescos e frutos do mar!

Para ver mais receitas de salada, clique aqui!

Comente este Post




Comentários