Semana Internacional do Meio Ambiente – Bolo de Laranja com Casca

23838867f7524a69c01db53d098d015b

Semana que vem é uma semana muito importante para começarmos a pensar, definitivamente, sobre nossas atitudes e como nossa presença afeta direta e indiretamente o ambiente em que vivemos.

Se você ainda não começou a fazer nada a respeito, nunca é tarde para começar, assim como nunca é cedo demais para pensar, que tal abrir os olhos para um mundo de novas atitudes, respeito ao próximo, respeito ao lugar onde você vive…. Onde outros irão viver…

Eu acredito que grandes mudanças começam com pequenos gestos…. Por isso, antes de grandes textos quero começar com pequenas dicas valiosas…

Que tal começar diminuindo a quantidade de lixo que você gera por dia?
Só na capital de São Paulo, 12.000 toneladas são descartadas todos os dias, já pensou se todo mundo pensar em diminuir um pouquinho do lixo todos os dias?

Reciclagem, para mim, deveria ser obrigatório, se você ainda não tem o costume de fazer em sua casa, está na hora de acordar, hem! Garrafinhas plásticas, latas de comida, copos de iogurte, papel velho… tudo isso tem lugar certo, e não é junto do lixo orgânico, aquele que se decompõe no meio ambiente

Mesmo reciclando tudo direitinho ainda podemos diminuir ainda mais o lixo da nossa casa! Desperdiçamos muita comida simplesmente por preguiça, afinal, muito do que jogamos fora pode ser aproveitado na cozinha, por exemplo:

Talos e casas de verduras e legumes podem fazer um caldo de legumes delicioso, basta colocá-los para ferver com sal e pimenta! Além de utilizar o que antes seria jogado fora, você também economiza na compra dos tabletinhos de caldos no fim do mês!

Essa dica vale para as carnes também, restos que não utilizamos para cozinhar como ossos e miudos irão render belos caldos e molhos!

As cascas de frutas são uma delicia para fazer chá! Para durarem mais, basta secar no forno. Já pensou que delicia tomar um chazinho de maçã bem natural?

Por ultimo, busque receitas que usam os alimentos inteiros nelas, como um bolo de laranja com casca que fiz nesse domingo, fica uma delicia!

c4d737440c9733e6b0b61fa448dc8359
Bolo de Laranja com Casca

Ingredientes:
2 xícaras de chá de açúcar orgânico
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
2 ovos caipiras orgânicos inteiros
2 laranjas cortadas com casca (retire as sementes e fibras brancas no centro da fruta) cortando as pontas
1/2 xícara de chá de óleo de canola
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Bata tudo de uma vez no liquidificador até ficar bem macia e sem pedaços. Jogue a massa em uma forma untada e leve em forno médio baixo pré-aquecido por 30 minutos.

Se quiser faça furos na superfície do bolo ainda quente e jogue e suco de uma laranja por cima. Com a casca que sobrar faça um pelo chá para tomar com esse bolo delicioso!

E esse é só o começo!

Comente este Post