Sobremesas Italianas

Se mais cedo falamos sobre entradas tipicamente italianas, ou ao menos toscanas, se estiver interessada em fazer uma festa no estilo desta região a sobremesa deve seguir o mesmo tema!

Adoro doce, mas os italianos nunca fizeram muito minha cabeça, exceto os deliciosos gelatos, um sorvete extra cremoso feito na Itália que é um sonho…bom, independente de serem os melhores doceiros ou não, se sua festa é espelhada nesta rica gastronomia siga as dicas de sobremesas perfeitas para encerrar um belo banquete.

O que mais encontrei por lá foi o famoso tiramissu, estilo pavê feito com café. Não gosto, mas é algo pessoal, tenho aflição de tomar café gelado ou em sobremesas… mas se você gostar é a melhor pedida!!!

Você pode servi-lo em uma travessa grande, estilo família, ou em copinhos individuais, mais diferente e gourmet…

Outra velha conhecida nossa que é super tradicional é o profiteroles, uma espécie de carolina recheada com creme, lá não leva calda de chocolate, somente o leve e aerado recheio, quase como um chantilly.

Mas se quiser servir algo diferente, o cannoli é a pedida. Se você é de São Paulo, com certeza já comeu essa delícia, uma massa frita recheada com creme e frutas cristalizadas. É bem gostoso, mas prefiro o meu sem as frutas, há quem coloque gotas de chocolate no recheio, mas aí foge demais da tradição…

Como já mencionei o gelato é uma das comidas italianas mais famosas, apesar de simples, esse sorvete cremoso é tão leve e gostoso que irá te surpreender. Conseguimos encontrar em poucos lugares, afinal é preciso ingredientes da região para recria-lo com perfeição, então se não conseguir encontrar uma boa casa que os faça, melhor esperar sua próxima viagem a Itália para prova-los…

Não entendam como frescura, mas nosso sorvete de creme não é em nada parecido com o gelato italiano. Se quiserem servi-lo na sua festa enfrente a fila do Bacio di Latte para conseguir o seu, e de pistache (mais tradicional, impossível!!!)

E ainda para encerrar, você deve servir bolachinhas cantucci com um cálice de Vin Santo! Encontramos essas bolachas hoje em qualquer supermercado, empório ou restaurante italiano, ela é bem dura e leva amêndoas inteiras, eu adoro. O Vin Santo é um vinho adocicado que lembra muito o vinho do Porto, mas um pouco mais suave. Essas duas delícias devem ser servidas juntas!

Já está dando saudades da Itália, boa comida, pessoas simpáticas, ambiente maravilhoso… vale a pena levar um pouco dessa cultura para sua casa e dividir com seus amigos.

Comente este Post




Comentários