Cardápio da Semana

Ontem contei que queria tentar colocar uma nova tag aqui no blog, postando toda segunda-feira meu cardápio da semana. O objetivo era estimular a criatividade nos jantares em casa, trocar receitas com vocês e dividir ideias de cardápios gostosos e saudáveis, seja para uma visita ou a família.

Faço esse planejamento toda segunda pela manhã, assim consigo fazer um mercado mais objetivo diminuindo o desperdício e ainda posso deixar minhas refeições mais saudáveis e diversificadas. Obviamente o primeiro post não entrou ontem, infelizmente tive um problema com a plataforma do site, mas ainda assim resolvi postar hoje mesmo, afinal a semana começa na segunda, mas sempre há tempo de planejar nossas refeições semanais, não é mesmo?

Bom, antes de mostrar minha escolha para a semana vou explicar como funciona aqui em casa. Normalmente busco pratos mais leves na segunda (para diminuir a culpa pós FDS), algo criativo às terças (por ter mais tempo para cozinhar), uma opção fácil de esquentar ou finalizar para nas quartas (fazemos um curso a noite e como chegamos mais tarde deixo tudo pronto antes e finalizo quando voltamos). Quinta-feira normalmente não cozinho, ou fazemos um lanche ou pedimos no meu lugar favorito, a La Sangucheria (baratinho e delicioso) e sexta-feira é dia de restaurante em casa para economizar, afinal sair para jantar em São Paulo está cada vez mais caro!

Portanto acabo planejando apenas 3 dias da semana, deixando a quinta e a sexta para decidirmos no dia, e são essas três opções que vou passar para vocês, o que acham? Vocês também costumam planejar o cardápio semanal?

8725dcfa60f5584cbc57e0593b6d4c92

Segunda-feira: Sopa de Abóbora com Especiarias

Coloco direto para ferver na água 400g de abóbora cabotia em cubos, uma cebola cortada, 6 dentes de alho, um talo de salsão pequeno, nirá (ou ceboulette), uma colher de chá de curry indiano e outra de canela em pó. Deixe todos os ingredientes ferverem por 20 a 30 minutos, bata no liquidificador com 3 colheres de requeijão light, volte o creme para a panela e acerte os temperos. Essa receita rende 4 porções, sirva com pãezinhos ou torradas.

Captura de Tela 2014-05-20 às 16.03.31

Terça-feira: Salmão Assado com Caprese e Salada de Batatas

Corte as batatas em cubos médios para ferver até ficarem cozidas, porém ainda firmes. Após esfriarem misture com ovos cozidos picados, cebola roxa, um pouco de iogurte natural desnatado, sal, pimenta do reino e um toque de vinagre branco. Coloque as postas de salão para assar temperadas apenas com sal, pimenta do reino e limão. Enquanto o salmão assa, corte a muçarela de búfala e o tomate em rodelas, tempere-os com bastante azeite, vinagre balsâmico, molho pesto (ou manjericão fresco), sal e pimenta do reino.

bb30571997862a73f40052525e7a6b8b

 

Quarta-feira: Espaguete com Molho Bolonhesa

Prepare a base do molho refogando uma cebola, talos de salsão picadinhos e uma cenoura ralada fina (mais ou menos a mesma quantidade dos 3 ingredientes). Refogue em fogo médio até amolecerem, junte 3 dentes de alho picados, assim que dourar acrescente a carne (de boi para o marido, de soja já hidratada e drenada para mim), e folha de louro, aumente o fogo. Assim que a mistura estiver dourada, acrescente um pouco de vinho branco, e deixe o álcool evaporar. Junte a mesma quantidade da mistura em molho de tomate, mexa bem para os sabores incorporarem. Acerte os temperos, e sirva com espaguete integram e uma saladinha simples de entrada.

Comente este Post




Comentários

  1. Manu

    Ca! Adorei essa tag! Mais uma inspiracao ja que e tao dificil as vezes pensar no que comer e nao ficar tao repetitivo! Parabens e ja to amando as receitas!!! O Junior vai ficar feliz com novas ideias! So uma pergunta ja que eu sou pessima em substituicoes. Aqui nao encontro um requeijao igual ao nosso. Posso retirar isso da receita ou voce recomenda substituir por outra coisa? To querendo fazer uma sopa de abobora faz tempo e agora nao tem mais descupa ne?
    ps: nao liga a falta de acento…. nao sei mudar essa teclado ;)
    bjinhos
    Manu

    Responder este comentário
    • Carolina Roberta Santos

      Oi amiga!!
      Que bom que gostou, e se quiser também divide com a gente suas ideias de cardápio semanal!
      Sopa de abóbora é a coisa mais fácil de fazer, dá para misturar com laranja, cenoura, gengibre, batata doce…
      Coloquei o requeijão para deixar o creme mais aveludado, mas pode se creme de leite ou cream cheese também, por exemplo. Mas se não colocar nada não tem problema.

      Espero que as dicas e receitas te ajudem!!!
      Bjss
      Carol

      Responder este comentário