Etiqueta da Mesa Posta – Mesas de Jantar

Pensou que tinha acabado? Ainda não! Vamos ver a ultima parte do especial de posts sobre etiqueta à mesa?

Para quem chegou aqui agora vou explicar: Fiz um post especial sobre etiqueta da mesa posta, onde pesquisei todas as regras e reuni somente o que acho necessário para os dias de hoje, apesar de ter muita cosia desatualizada, há dicas de outro que devemos ter sempre a mão na hora de montar um almoço ou jantar especial.

Para ver esse post, clique aqui.

Depois resolvi mostrar outras fotos exemplificando o formato de montagem já mostrado, e de quebra comentei todas as imagens, mostrando detalhes diferentes que podemos por em prática do nosso da-a-dia. Separei em três partes para não ficar um post muito extenso e cansativo.

Clique aqui para ver montagens de Café da Manhã

Clique aqui para ver montagens de Mesas de Almoço

Agora na ultima parte, vejam as mesas de jantar que encontrei pela internet, essa é com certeza uma das ocasiões que todos tem mais duvidas, afinal é sempre especial receber alguém para essa refeição. Vamos as dicas?

Mesas de Jantar Informal

Eu gosto da mistura de louças e de objetos decorativos na mesa de jantar, aqui estão na temática da Páscoa, mas podem ser substituídos por qualquer coisa. Outro detalhe ótimo para mesas de jantar é o uso de velas, esses suportes grandes em vidro estão super na moda, vale revirar a cristaleira de sua mãe ou avó atrás dessas belezinhas, eu já estou trás das minhas!

Novamente vemos legumes e velas no centro de mesa, mas de uma maneira completamente diferente. Esse tom opaco das aboboras casou bem com a decoração da casa (veja o aparador no fundo, como ficou lindo na mesma decoração), por serem grandes são imponentes sozinhas, um jeito fácil de substituir arranjos florais, principalmente no outono e inverno.

Achei muito criativo esses mini decantes com vinho marcando os lugares na mesa, funciona até para poucos convidados por ser uma ideia divertida! Dispenso o resto no centro do prato, ficou confuso. Veja como as cores da decoração da mesa surgiram através do prato decorado, lição para levar para a casa!

Já que estamos falando de arranjos no centro do prato, quão charmoso ficaram essas garrafas ensacadas e personalizadas? Copie a ideia comprando várias ½ garrafas do mesmo vinho, estampe saquinhos com a temática da sua festa e decore sua mesa, ou dê de lembrancinha. Os guardanapos, cada um de uma cor, também ficaram um charme!

Mesas de Jantar Formal

Quem disse que precisa-se de cores sóbrias para montar uma mesa de jantar formal? Aqui vemos uma montagem bem feminina e romântica, mas rica em detalhes e muito bem elaborada, com os arranjos florais, taças, decoração de centro de prato, toalha, velas…

Aqui outra interpretação bem parecida com a imagem do post anterior, podemos ver em todos os detalhes onde foram colocadas as taças, talheres e pratos. Vejam que o menu do que será servido está colocado individualmente para cada convidado, uma gentileza elegante a ser copiada.

Aqui vocês podem ver que não há pratos, apenas foi colocado o guardanapo com o menu do dia. Provavelmente essa é uma montagem de mesa onde serão servidos todos os pratos no serviço à francesa (não sabe a diferença? Entre lá no post das regras de etiqueta para saber mais!) trazidos por um garçom. Se você fará o mesmo na sua festa, copie esse exemplo, dá até para acrescentar um sousplat se preferir!

Essa é provavelmente uma mesa bem antiga, vejo pelos modelos de taças já bem ultrapassados. Mas como como todo o resto, inclusive a organização se mantém atual, é um bom exemplo de mesa posta a ser seguido. Simples, básico, elegante e à prova de erro!

——————————————————

E aí pessoal, gostaram dessa maratona de posts 100% focado em mesas postas? Confesso que essa é minha parte preferida de festas, nada me deixa tão feliz quanto montar uma mesa elegante e criativa!

E como sempre digo, a perfeição vem com a pratica, então sempre que puderem, mesmo durante a semana, montem mesas. Experimentem, misturem, criem – só assim vocês se sentirão à vontade na hora H, receber em casa é uma arte!

Comente este Post




Comentários

  1. rejane

    Boa noite! preciso de ajuda para montar uma mesa simples para receber visita “parentes” e servir uma jantar. Com uma entrada e prato principal seria um ensopado de camarão.
    Obrigada.
    Rejane

    Responder este comentário