Pratos Light

Andei inventando bastante na cozinha essa semana, segunda-feira comecei com um macarrão meio asiático que ficou ótimo, mas não bati foto nenhuma e nem anotei os ingredientes que usei, então deixa para lá rsrsrs

Terça-feira foi dia de testar uma receita de um sanduiche de beringela que vi no canal TLC, tudo feito naquelas churrasqueiras americanas. Dei uma adaptada e esse foi o resultado!

Tempo de preparo: 10 minutos

Serve 1 pessoa

Ingredientes:

1/2 Beringela em rodelas de 1 cm

1 tomate itaiano pequeno cortado em rodelas de 0,5 cm

2 col. sopa de manjericão fresco

1 col. sobremesa de creme de ricota (opcional)

1 pão para lanche (usei ciabatta, mas pode ser qualquer um com mais estrutura)

Sal, pimenta do reino e azeite (no caso usei ele com um pouco de alho amassado)

Modo de preparo:

Tempere a beringela e o tomate cm sal e pimenta, reserve. Aqueça uma grelha ou frigideira anti-aderente, eu usei meu George Foreman, passe o azeite rapidamente da beringela e coloque para grelhar. Assim que ela ficar bem marcada, vire-as e coloque os tomates para grelhar com um pouco do azeite. Se quiser coloque um pouco de parmesão ralado por cima das beringelas assim que virá-las, mas como o intuito é manter o praro mais light, preferi não usar!

Grelhe os tomates dos dois lados até ele quase desmanchar, por ultimo coloque o pão cortado ao meio para uma leve grelhada. Monte uma camada de beringela, outra de tomates, finalize com bastante manjericão e passe levemente a ricota cremosa.

Juro que fica uma delícia, parece um lanche beeeem calórico por ser bem cremoso e quente, mas na verdade é bem leve! e olha que eu não curto muito beringela e odeio tomates!!!

Como não leva nenhuma proteína nesse prato, tente comer uma salada com grão de bico ou um ovo cozinho antes, ou até mesmo acrescentar um franguinho no lanche! Garanto que só ele sacia a fome tranquilamente.

Fica lindo e colorido, né? Claro que para ficar mais saudável, substitua o pão branco por um multigrãos, mas tive que cometer esse leve deslize, estava morrendo de vontade de comer ciabatta!!!!

Agora ontem a noite fiz uma massa fresca (porque acabaram com meus integrais e não compraram mais!!!) com um molho de brócolis, alho porró e peito de peru!

Tempo de preparo: 20 minutos

Serve 2 pessoas

Ingredientes:

200g de massa fresca (viram que já vende pronta nos mercados?)

1 pacote de brócolis já descongelado e cortado bem pequenininho

2 alhos porró fatiado em rodelas

200g peito de peru defumado picado (comprei uma bandeja do fatiado)

1 copo de leite desnatado

Maisena para dar liga, se necessário

1 limão espemido

Alho amassado

Azeite para refogar

Sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto

Modo de preparo:

Refogue o brócolis picadinho em um fio de azeite com o alho, logo acrescente o alho porró até murchar, jogue o peito de peru e misture. em paralelo, prepare a massa fresca em água fesvente com sal. No molho acrescente o leite e deixe incorporar, se necessário, misture uma colherinha de chá de maisena com leite separadamente e misture no molho. Faça o balanço da textura para não engrossar demais.

Com o molho no ponto tempere com sal, pimenta do reino e rale uma pitada de noz moscada. Tire a panela do fogo e finalize com o suco de um limão, prove e acerte os temperos.

Se eu pudesse, comida dois pratos de tão gostoso, até meu irmão que é chato para comer “saudável” gostou. Em cima dessa receita ainda dá para acrescentar vários legumes e vegetais como ervilhas, espinafre, pimentão, etc.

Duas receitas muito rápidas e muito fáceis de fazer!

Gostaram?? Vale para quando as amigas forem almoçar na sua casa, ou até em um fim de semana na praia, para fugir daquele churrasco pesado!

Comente este Post