Lista Para um Jantar Formal

1e084d8b8ae3bb63d6ebc8a959f541df

Hoje é  quinta-feira dia de………….Lista!

Montar um jantar formal, com toda a pompa e circunstancia não é fácil, necessita de planejamento e muita dedicação.

Acho que todo mundo, dia ou outro, vai precisar fazer um em casa e, por não ser um tipo de festa muito comum,  pode gerar estresse para anfitriã. Pensando nisso resolvi montar a lista de 12 itens que não podem faltar em um jantar formal.

1) Toalha de mesa. Acho que o 1o item que dá uma sensação mais formal a sua mesa é uma bela toalha. Só preste atenção para que sua louça combine com ela, escolha um dos dois para ser neutro e o outro mais detalhado.

2) Guardanapo de tecido. Sei que muitos ainda não tem, mas vale o investimento. Reserve só para os dias especiais, eles dão formalidade e charme para sua mesa. Compre os primeiros em tons mais neutros e depois invista nos coloridos e estampados.

3) Taças apropriadas. Se resolver servir um jantar formal, certifique-se que há copos distintos para cada tipo de bebida que será servida. Caso não tenha e também não queira comprar, você pode sempre aluga-los.

4) Serviços completos. Uma festa desse tipo pede entrada, salada, prato principal (um ou dois) e sobremesa. Quando digo um ou dois pratos principais pense em uma massa diferente, uma carne e um complemento para ela (batatas, arroz, legumes…)

5) Centro de mesa. Para complementar, monte arranjos de flores baixos (para não cobrir a visão de ninguém) e velas, elas deixam o ambiente mais aconchegante, mas isso vocês estão cansados de saber, já falei muito aqui no blog!

6) Bebidas pontuais. Pense quais serão servidas de acordo com a ocasião, convidados e jantar. Por exemplo: se for uma comemoração, sirva um champanhe para brindar. Caso seja uma reunião de negócios, o whisky é uma boa pedida.

7) Música ambiente. Também pensando na ocasião, planeje uma playlist suave, que agrade todos os gostos. Isnpire-se nos ambientes de restaurantes que costumam tocar músicas contemporâneas e atemporais.

8 ) Arranjos. Monte vários arranjos com flores mais clássicas para sua casa ganhar um ar mais festivo. Para facilitar, leve seus vasos a uma floricultura e peça para que eles montem para você. Depois é só chegar em casa, colocar água e enfeitar toda sua sala.

9) Layout. Arrume sua mesa no formato tradicional, siga as dicas de organização que já passei aqui no blog (clique aqui para ver) e deixe tudo previamente arrumado. Quando estiver mais a vontade com esse formato, comece a inovar nos detalhes.

10) Café acompanhado. O cafezinho ao fim do jantar com algumas bolachinhas fica mais simpático. Pense em várias opções, todas pequenas e leves.

62cbf5b3fc31e2ed01eb7f228fe34c98

11) Licor ou Porto. Se a reunião continuar animada mesmo após o café, é interessante ter uma bandeja com licores e vinho do Porto. Deixe tudo organizado, já com as tacinhas, para que seus convidados se sintam a vontade para se servirem. (clique aqui para ver mais arrumações)

12) Descanso. Um jantar desses toma muito tempo de planejamento, o dia é uma correria.  Após todos irem em bora, tome um banho relaxante e deixe toda a louça, trabalho e bagunça só para o dia seguinte!

Deu vontade de dar um jantar legal desses, né? Eu também…….

Comente este Post




Comentários