Menu da Semana

Faz tempo que não organizo os jantares da minha semana, como vocês já sabem, para entender um pouco mais sobre essa nova categoria e rever minhas escolhas antigas, basta clicar no menu ao lado em O Que ServirMenu da Semana!

salmão grelhado de segunda.jpg

 

Comece refogando em uma panela um brócolis cortado em pequenos floretes com 3 dentes de alho picados, por 5 minutos. Acrescente uma abobrinha pequena em cubos, refogue mais 1 minuto. Coloque 1 xícara de cuscuz marroquino com 1 xícara de água, deixe que a mistura cozinhe em fogo baixo até que todos os grãos absorvam bem a água e fiquem soltinhos (7 minutos mais ou menos).

Enquanto isso grelhe os files de salmão temperados apenas com sal e pimenta do reino e prepare o molho tzatziki. Em um bowl rale 1 pepino japonês e 2 dentes de alho, misture com 1 copo de iogurte, suco de meio limão, um punhado de folhas de hortelã picados, sal e pimenta do reino.

Sirva o salmão por cima do cuscuz, os dois bem quentes. Coloque o molho refrigerado por cima, seu frescor e o contraste de temperaturas deixam o prato leve, criativo, saudável e saboroso.

lentilha com quinoa terça.jpg

 

Refogue 1 cenoura picadinha com 1 cebola pequena e 4 dentes de alho. Cozinhe nessa mistura a lentilha com um toque de cominho e 1 folha de louro até que fique bem macia. Enquanto isso cozinhe a quinoa com um pouco de coentro. Sirva os dois grãos misturados e finalize com um toque de suco de limão.

sopa de cebola francesa quarta.jpg

 

Um clássico que adoro fazer em dias frios. Corte 4, 5 cebolas em anéis e refogue lentamente em um pouco de manteiga até que fiquem completamente caramelizadas (30 minutos mais ou menos). Assim que atingirem esse ponto acrescente 1/2 xícara de vinho tinto, mecha bem até o álcool evaporar. Coloque o fogo em potência média, acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo (para o caldo engrossar), mecha bem para a farinha cozinhar (uns dois minutos). Acrescente o caldo de legumes e um bouquet garni (ervas aromáticas amarradas em barbante que dão gosto ao caldo, e são retiradas ao final do cozimento).

Para o jantar durante a semana sirvo a sopa assim, mas para dias de festa coloque 1 fatia de pão italiano e queijo gruyère em bowls individuais e leve para gratinar. Deliciosa!

DICA: Use essa receita de cebola caramelizada (interrompa o processo antes de colocar a farinha) como delicioso petisco caseiro, ou acompanhamento para batatas e carnes

Comente este Post