Se na moda estamos aplicando o conceito de misturar estampas, na mesa o processo é o mesmo, saber coordenar diferentes cores, estilos e desenhos realmente não é fácil, mas nada como a prática para nos tornarmos expert no assunto!
É importante seguir essa técnica na montagem de mesas principalmente pelo fato de que hoje em dia, não termos mais um número muito grande de acessórios em casa, eu pelo menos prefiro optar pela variedade do que quantidade, então acabo sempre com dois ou quatro de cada, assim fica mais fácil de guardar e sempre tenho uma opção nova na gaveta.
O problema é quando temos que montar uma festa para muitas pessoas e não temos um jogo completo, nessas horas saber misturar os vários tipos de estampas e cores vai facilitar muito a sua vida, fora que as possibilidades de combinações de mesas que você terá serão infinitas!
Bom, minha primeira dica é: coordene as cores, independente da estampa. Observe se há uma tonalidade em comum, podendo ser o vermelho, por exemplo… Se a variação de tons for próxima, coloque-as juntas e faça o teste.
Caso suas peças não sigam o mesmo padrão de cores, veja se seguem o mesmo estilo: florais, listras e xadrez delicados, por exemplo, formam uma combinação romântica.
Não só em tecidos essas técnicas se aplicam, muitas vezes temos que fazer uma mistura de nossas louças para ganhar um número maior de lugares na mesa, aplique o mesmo raciocínio na hora de misturar tudo.
A ultima dica é, tenha na mão peças neutras para não pesar a mistura, essas sim vale a pena investir em grande quantidade, seja em toalhas, sousplat, guardanapos ou louças, afinal já imaginou cada acessório de uma mesa posta com uma estampa e cor diferente?
Como disse, tenho pouca quantidade de peças, mas muita variedade, vocês podem ver que já fiz muitas misturas e mostrei em vários posts, clique nos títulos abaixo para relembrar!
Receita de Sopa de Tomate com Pimentão Vermelho