Monte seu Arranjo de Flores!

Uma coisa que acho muito difícil de fazer sozinha, mas sempre dá um grande impacto em qualquer festa, é arranjo de flores. De nome sei uns 4 ou 5 tipos, não entendo como montar, não conheço regras, não sei manter e nem cuidar, mas sempre que faço uma festa, seja para dois ou dois mil pessoas, preciso de flores para trazer um clima mais festivo e decorado ao espaço, então muitas vezes acabei me vendo inventando mil e um arranjos que podem dar certo, ou não…

Minha primeira dica para você que, assim como eu, não manja nada, é ir a uma floricultura. Lá você pode ver as flores e plantas, cores, texturas, e poderá conversar com pessoas que entendem sobre o assunto, então não tenha vergonha de dizer que você não sabe nada, mas quer montar vários arranjos, os profissionais vão te ajudar a encontrar exatamente o que você precisa.

Não deixe que eles montem para você, peça para embalar cada uma separada, faz parte do aprendizado chegar em casa e mexer com elas, cortar o caule no tamanho do seu vaso, arrumar e desarrumar as combinações, é assim que a gente vai aprendendo.

Na dúvida compre um só tipo de flor, monte um arranjo bem cheio só com ela, sem folhagem, para isso escolha um tipo bem grande, com pétalas largas,  com aparência cheia, assim você precisará de poucas para criar um arranjo de impacto.

Quando quiser começar a misturar vários tipos de flores e folhas, compre uma paleta de cores aproximada, ou tudo em tons pastéis, cores vibrantes, tons de vermelho, etc. Vá misturando uma a uma para um efeito profissional.

Procure fotos de referencia, elas vão te guiar desde a compra das flores, até a disposição, montagem e tipo de vaso ideal.

Aproveite seu dia a dia para praticar! No meio da semana passe em um mercado, floricultura, banca, etc., e compre um maço completo. Chegue em casa, separa as flores e folhas por tipos, arrume um vaso de sua preferencia e reorganize o buquê do seu jeito. É na tentativa e erro que aprendemos!

Quer um arranjo baixo e não tem vaso e nem floral? Use e abuse dessa ideia da Martha Stewart em que ela usa uma vasilha, de uso de cozinha, e demarca os espaços montando um quadriculado com durex. Não vai ter erro!

Outra dica do site, para se ter um buquê bem cheio e firme, é prender o arranjo com elástico, assim elas ficam retinhas no vaso e não abem demais.

Para que as flores duram mais, coloque um fio de água sanitária na água do vaso e troque dia sim, dia não. Querendo ou não o caule e as plantas vão se decompondo na água, então para evitar maus cheios é bom sempre trocar a água e limpar o vaso, se for o caso vá cortando as pontinhas do caule quando observar que estão apodrecendo.

Por falar em cortar as pontinhas, sempre que cortar a haste de uma flor, faça um corte na diagonal, o que ajuda a planta a absorver mais da água, se mantendo viva e bonita por mais tempo.

Entenda que o ciclo do seu arranjo tem vida útil, então não tenha dó de jogar fora as flores que forem morrendo, não tem nada mais feio do que um vaso cheio de flores murchas, escuras e malcheirosas!

Comente este Post




Comentários