Plantas em Casa

Amo minha casa cheia de flores, elas alegram e decoram qualquer cantinho deixando o ambiente muito mais festivo e até “energizado”. Mas convenhamos que conseguir arranjos semanalmente é tarefa difícil, fora o custo. Uma alternativa é comprar flores plantadas em vaso, que duram muito mais do que arranjos na água, mas ainda assim requerem disponibilidade de cuidados constantes, algo que nem sempre temos não é?

Então a melhor alternativa para decorar sua casa trazendo a natureza para dentro, são as plantas! Com o auge nos anos 70 e 80, a samambaia, por exemplo, perdeu seu espaço e caiu em desuso até ser muito mal vista por decoradores e lançadores de tendência. Mas como tudo na moda é cíclico, ela volta com charme e força total na decoração de diversos ambientes, da casa ao escritório!

Ando louca para encher minha casa de plantas, pois sinto que os espaços e cantos vazios pedem esse aconchego da natureza. Fora o colorido lindo que elas trazem que objeto de decoração nenhum substitui. E como sei que não é qualquer uma que se adapta bem dentro de casa, andei fazendo uma pesquisa sobre opções de fácil cuidado e acesso.

Encontrei o site plantas-interior que deu boas dicas. Além da samambaia, que acho um charme só, escolhi algumas outras plantas da lista do post que marque para vocês, boas para termos dentro de casa e lindas para decorar…

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) também é um clássico dos anos 70/80 mas que continua charmosa. Volumosa e impactante, fica linda quando colocada ao lado do sofá, aparador ou na varanda.

Espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata), que coisa mais linda… Também fica ótima ao lado de aparadores e cantos sem uso, como a entrada da casa ou passagem da sala para cozinha. Fica bem moderna com vasos minimalistas de cores claras.

Figueira-benjamim (Ficus benjamina) é uma árvore de pouca manutenção, se adaptando bem até em ambientes com ar condicionado sempre ligado. Quem tem varanda gourmet, ou bastante espaço na casa, pode investir nela para trazer muita bossa ao espaço.

Aloe vera, ou babosa, vai muito além da beleza. Ela pode decorar sua mesa de centro ou aparador com muita graça e ainda fazer um bem danado para sua saúde. Fazer um purê com um pedacinho seu pode ser um excelente agente cicatrizante, anti-inflamatório e regenerador. Se tomada (já tomei muito e não é gostoso hahaha) promete aumentar sua imunidade. E além de tudo isso hidrata os cabelos melhor que muito creme importado e pode ser usada até como agente anti-idade. E aí, está esperando o que para ter uma?

AVISO IMPORTANTE! Se você tem filhos ou cachorros, procure a opinião de um especialista, pois algumas plantas podem ser tóxicas quando ingeridas. Segurança sempre em primeiro lugar!!

Espero que tenham gostado dessas propostas e também se animem para encher a casa de plantas lindas. Deixo mais imagens de inspiração de ambientes pra lá de charmosos cheios de natureza, e me diz… qual a sua favorita?

Comente este Post