Receita Sopa de Palmito

Captura de Tela 2014-04-23 às 14.19.36

Coloquei ontem no instagram do blog (@suacasasuafesta) a foto do meu jantar, que foi uma sopa de palmito com alho porró servida no pão italiano, e imagino que o principal motivo pelo qual pediram a receita foi a apresentação do prato (porque a sopa mesmo é muuuuuuito fácil de fazer). Isso é para vocês verem que mesmo no nosso dia-a-dia, até o prato mais simples pode ganhar charme com pequenos detalhes – como o pão italiano que serviu de bowl, ou uma porcelana diferenciada e até mesmo uma toalha ou jogo americano pouco usados.

No fundo essa é a ideia que sempre tento passar por aqui, se praticarmos essas delicadezas nos almoços e jantares do nosso cotidiano, estaremos quase decoradoras profissionais nos dias de festa, afinal a prática leva à perfeição sim!

Bom, agora vamos a receita da sopa que é o que interessa.

Captura de Tela 2014-04-23 às 13.46.23

Sopa de Palmito

Temp. 40 minutos – Serve 4 pessoas

  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho descascados
  • 1 alho porró picado
  • 1,5 L caldo de legumes
  • 2 batatas rosadas cortada em cubos
  • 2 vidros de palmito açaí (drenados) cortados em rodelas
  • Pão Italiano redondo (+ou- 450g cada) para servir
  • Páprica picante e cebolinha para decorar

Preparo

Antes de mostrar o preparo vou explicar como faço a refoga de sopas em casa. Ao invés de refogar os temperos no azeite e/ou manteiga, uso o próprio caldo para tal. coloco um “fundinho” de caldo na panela e refogo a cebola, alho e alho porró nessa água, até amolecerem. Como a sopa passa pelo cozimento dos alimentos de qualquer jeito, perde-se o sabor da refoga e ficamos apenas com as calorias do óleo, claro que essa dica não vale para todos os pratos, mas em sopas e cozidos dá super certo ;)

Após refogar os temperos, junte a batata e o palmito, misture bem até os sabores incorporarem, complete com o caldo de legumes e ferva até a batata amolecer (uns 15 minutos). Enquanto isso corte o pão retirando uma rodela por cima e recolha o miolo (cuidado para não abrir o fundo). Desligue o fogo, passe a sopa pelo liquidificador até virar um creme, e volte para a paleta para finalizar. Acerte o sal e a pimenta do reino quanto necessário, e sirva a sopa dentro dos pães com cuidado. Decore com uma pitada da páprica e a cebolinha picada.

Para quem gosta de palmito essa sopa é perfeita para esses dias de frio, e se você gostaria dela ainda mais cremosa, é só acrescentar um pouco de creme de leite antes de bater.

Comente este Post




Comentários