Receitas para o Natal – Entradas e Saladas

Como prometido semana passada, hoje vou passar algumas receitas das ideias de menu para o Natal, para entender melhor clique aqui.

Para que não fique um post muito extenso vou separar em duas partes, essa primeira com entradas e salada e a próxima com pratos principais e acompanhamentos. Lembro que meu intuito é mostrar pratos fáceis e maneiras mais práticas no preparo antes de uma festa, não sou nenhuma expert na cozinha, mas todas as receitas que passo já foram testadas por mim!

Espero que ajude quem irá preparar toda a ceia neste Natal, ou até mesmo quem irá levar apenas um prato, lembrando que qualquer dúvida é só perguntar!

Brie com Mel

Fonte foto: Gourmetidos

Brie no Forno com Geléia de Damasco

Não tem segredo, compre um queijo brie redondo, não aqueles em fatias, e coloque em uma assadeira anti aderente. Em forno pré-aquecido em temperatura média, deixe por uns 20 minutos, sem abrir a porta do forno! Logo após coloque algumas colheres de geléia de damasco por cima, e deixe por mais 10 minutos. Sirva imediatamente em um prato largo cercado de torradinhas e facas bonitinhas, mas com corte.

Captura de Tela 2013-11-04 às 17.56.10

Fonte foto: Gastronomia e Negócios

Damasco Recheado com Cream Cheese e Amêndoas

Passe as amêndoas torradas com casca pelo processador pulsando levemente, não para triturar, mas para que fiquem picadas. Em um bowl misture com cream cheese e um pouco de creme de leite fresco, para ficar mais leve, tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino moída. Misture bem até garantir um creme consistente com bastante amêndoas. Corte o damasco na horizontas, mas não parta ao meio completamente, só até o meio. Você pode rechear com um saco de confeiteiro (mais fácil e mais rápido) ou cuidadosamente com uma colher de chá. Decore passando a abertura cremosa em sementes de papoula, igual um brigadeiro.

  • Você pode deixar os damascos picados e o creme pronto um dia antes, e recheá-los duas horas antes da sua festa.
  • Substitua as amêndoas por pistache ou nozes se preferir

46d39ef402bc91c0c03b0a5254b416f2

Tartar de Atum com Molho Tarê e Figos Frescos

Essa receita vi no canal Bem Simples, com o chef do Momotaro no programa Brasil no Prato, nunca recriei, mas como é bem fácil e esses sabores combinados estão no seu cardápio, achei que seria interessante passar para vocês. E também o adocicado tem tudo à ver com o Natal.

Pique o atum fresco e misture com o molho tarê, que pode ser comprado pronto. Você pode servir em torradinhas, como canapé, ou como entrada enformados em um aro, para que fiquem redondos e altos. Finalize com a polpa de figos frescos amassados colocados por cima e decore com cebolinha picada bem fininha.

  • O atum pode oxidar se deixado muito tempo cru em contato com o ar, o que vai lhe dar uma aparência escurecida. Você pode selar em frigideira e recriar a mesma receita, ou então deixa-lo já temperado e picado algumas horas antes, e montar na hora de servir.
  • Salpique um pouco de canela em pó para deixar a entrada ainda mais natalina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Salada de Folhas com Gorgonzola, Salsão e Nozes.

Recriei no Natal do ano passado, passeada em uma salada do restaurante Spadaccino.

Misture folhas de alface lisa, crespa e roxa, cortadas com a mão com salsão/aipo picadinho, pedaços de gorgonzola e nozes picadas. Tempere com azeite, vinagre de vinho tinto e um pouco de mel.

  • Para facilitar já deixe tudo picado e guarde em potes separados, e o molho pronto. Misture tudo logo antes de servir.

creamy_horseradish_potato_salad_large

Salada de Batatas Rústica

Asse batatas bolinha com dentes de alho (os dois ainda na casca), temperados com azeite, sal e pimenta do reino, até ficarem bem macias. Deixe esfriar na geladeira. Misture partes iguais de maionese e iogurte natural, esprema os alhos da casca (que estarão como um purê) e tempere o creme e incorpore nas batatas. Finalize com cebolinha picada.

  • Deixe as batatas e o creme pronto um dia antes, misture tudo antes de servir e acerte o tempero se necessário.
  • Você pode assar as batatas com alecrim ou tomilho para dar sabor.

É isso gente, não tem nada muito complicado, mas são sabores elaborados e perfumados perfeitos para o Natal. Não coloquei medidas porque depende muito do número de convidados e a quantidade de comida servida, mas como o preparo é bem simples você pode ir fazendo correções conforme cozinhando.

Em seguida coloco a segunda parte das receitas, ok?

Comente este Post




Comentários